Tuesday, August 30, 2005

Batman Begins : Does It Really ???


Depois de muitas outras adaptacoes para cinema ( o que ja parece tradicao anual ! ) de outros super herois , entre as quais : Daredevil , com Ben Affleck , X Men , com tanta gente que nao tenho espaco para incluir todos os membros do elenco, destacando somente quem mais se destacou , Ian Mckellen, Patrick Stewart e Hugh Jackman, Spiderman , com Tobey Maguire e a incrivel merda , Catwoman , com Halle Berry, eis que regressa o Cavaleiro das Trevas . Talvez de todos os projectos que abordam o tema dos super herois , este seria o projecto sobre o qual estariam depositadas as maiores expectativas , tanto positivas como negativas . Depois de dois filmes que deixaram muito a desejar ( Batman Forever ainda se safa, agora Batman and Robin...... ) , eis que Batman regressa , e para supresa de muitos , ainda surpreende pela positiva . Nao tao bom quanto " Batman Returns " de Tim Burton, este Batman tem muito a seu favor . A comecar pelo elenco, que com uma ou outra nodoa negra aqui e ali ( e nao , nao me refiro a Morgan Freeman ! ) , faz bem o trabalho de casa, passando pelo design de producao , muito mais simples que o dos filmes anteriores , o pouco uso de efeitos especiais e acima de tudo, uma boa historia .
A historia de como Bruce Wayne se tornou Batman tem aqui uma aproximacao mais fiel ao nosso imaginario , quer infantil , quer adulto ( esta parte foi pouco inspirada, mas olha..... ) ! Depois de ter visto os seus pais serem assassinados a sua frente por um bandido empregado de Carmine Falcone ( Tom Wilkinson ) , Bruce Wayne decide deixar Gotham e parte pelo Mundo. Num determinado pais asiatico ( cujo nome nunca e revelado , mas acho que deve ser a Coreia do Norte , devido a estrela vermelha em todos os chapeus dos guardas prisonais , ou entao, uma regiao proxima dos Himalaias ! ) , Bruce e atraido por um homem misterioso , Henri Ducard ( Liam Neeson ) , que o alicia a ir ao encontro de Ra.s Al Guhl ( Ken Watanabe ). Depois de um treino intensivo e de um grave incidente , Bruce regressa a Gotham , acompanhado do seu mordomo Alfred . Em Gotham , decide adoptar uma identidade secreta . Servindo.se do seu treino e com a ajuda de Lucious Fox ( Morgan Freeman ) e de Alfred ( Michael Caine ) , Bruce torna.se no vigilante Batman. Do mesmo lado da lei encontra.se Rachel Dawes ( Katie Holmes ) , o interesse amoroso de Bruce , que o vai ajudar no combate ao crime em Gotham. Juntos defrontarao o enigmatico Dr. Jonathan Crane , vulgo : The Scarecrow , e ainda um ultimo adversario misterioso e inesperado .
Tudo neste filme e feito com uma simplicidade , que resulta. Somos transportados para uma Gotham mais real , menos digital , e tambem somos transportados para as cenas de accao que a excepccao da ultima, quase nao tem efeitos especiais. O Batmobile, muito mais bruto que os veiculos anteriores tambem merece ser tomado em consideracao. Os actores tem bons desempenhos. Christian Bale da mais espaco de manobra a este Batman , mostrando verdadeiramente os sentimentos da personagem ( Michael Keaton , Val Kilmer e George Clooney, i.m sorry , mas e verdade ! ). Michael Caine tambem desempenha o papel de Alfred com confianca naquilo que esta a fazer ( nao se leva demasiado a serio , mas tambem nao se caga para aquilo ). Cillian Murphy surpreende , se bem que a sua personagem podia ter tido mais tempo de antena ( esperar por Batman III ??? ) . Katie Holmes, se bem que nao tao boa ( quer dizer, em termos de desempenho....) como os seus outros colegas, tambem se safa , assim como Tom Wilkinson , Morgan Freeman, Liam Neesson , Rutger Hauer, Ken Watanabe e Gary Oldman.
Eis aqui entao, uma das melhores adptacoes para cinema de um super heroi da banda desenhada ( a melhor continua a ser : Batman Returns !! ) , que depois de Star Wars , deve ser considerado o melhor filme do Verao e a ver vamos, senao um dos melhores do ano !
0 a 10 : 7.5

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom

1:39 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home