Tuesday, September 20, 2005

What.s This ?

O que dizer acerca do filme : " Tim Burton.s Nightmare Before Christmas " , que ja nao tenha sido dito vezes sem conta . Trata.se de um dos melhores filmes de animacao de todos os tempos ( e pelo menos , no que a animacao em stop motion diz respeito , o melhor filme feito ate agora ! ) . Ao vislumbrarmos este filme , acima de tudo pensamos como e que o Henry Sellick ( Monkeybone ) , o realizador do filme e os seus colegas conseguiram tornar tao autenticas , estas inesqueciveis personagens . A forma como se movem , falam e acima de tudo , reagem , faz com que estas figuras tenham a capacidade de nao so igualar , como em alguns casos , superar , os seus " colegas de trabalho " humanos . O filme data de 1993 e foi produzido pela Touchstone Pictures , uma sucursal da Disney, o que nos leva a pensar : se a casa do Rato Mickey consegue financiar fantasias como esta , porque e que daqui em diante , ira somente apostar no segmento da animacao digital ? ( Chicken Little chega , se nao me engano , em Dezembro . ) . O filme conta a historia de Jack Skellington ( voz cortesia do grande Danny Elfman , tambem autor da banda sonora ) , o rei das aboboras da cidade de Halloween, que um dia decide apregoar o espirito natalicio pelo mundo . Mas a sua bem intencionada missao ira colocar involutariamente o Pai Natal em perigo e provocar pesadelos as criancas de todo o Mundo . Todos os ingredientes burtonianos estao la . Desde a concepccao abstracta da cidade de Halloween Town , ate a inevitavel abordagem do ser imcompreendido pelos seus pares , que adopta uma figura maior que a vida para ser aceite e respeitado . Mas acima de tudo , o que mais surpreende neste filme , para alem da animacao , sao os temas musicais interpretados por estas carismaticas personagens . O tema inicial faz.nos entrar imediatamente entrar na "mood" do filme , mas acima de tudo ( e isto , e claro , na minha opiniao ) sao os temas : " What.s This ? " interpretado por Jack e o tema " Kidnapp Mr. Sandy Claws " interpretado pelo trio Lock , Shock e Barrel que realmente nos transportam para um universo de extrema inventividade , que acima de tudo nao para de nos surpreender a cada minuto . As vozes sao excelentes , para alem do ja mencionado Danny Elfman . A banda sonora da autoria do proprio Elfman ( como ja foi referido , mas nunca e demais mencionar ! ) e talvez um dos seus melhores trabalhos , estando ao mesmo nivel das partituras que compos para filmes como : " Batman Returns " , "Edward Scissorhands" e " Sleepy Hollow " , todos da autoria de Tim Burton . No dvd que saiu na semana passada com o D.N podem encontrar , entre muitas outras coisas : os storyboards , o making of e os dois trabalhos de animacao de Tim Burton . Um dos melhores filmes de animacao de todos os tempos , que , e dependendo da qualidade do novo filme do mesmo genero ( e do mesmo realizador ! ) : " The Corpse Bride " , continuara a figurar na lista dos melhores filmes , nao so da decada de 90 , mas de sempre .

0 a 10 : 8.5

P.S : se quiserem este poster , assim como os tres outros posters oficiais do filme , consultem o site : www.inpawards.com . Irao encontrar os posters deste filme , assim como , de quase todos os filmes da historia do cinema .


1 Comments:

Blogger Princess Aurora said...

Lembro-me bem de quando vi este filme, foi há não muito pouco tempo na escola secundária, e lembro-me de ficar completamente fascinada com a obra!
É realmente genial, só mesmo Burton e Elfman para duma festa tão cristã e cheia de coisinhas, nos darem uma visão do assombro naquilo a que é o Natal do nosso Jack. (A cena onde ele faz de "Pai Natal" e espalha as suas prendas pelos meninos e a reacção destes é absolutamente cómica e maravilhosa.
Ainda bem que o Sr Burton volta este ano com mais uma investida no mundo da animação com Corpse bride.
Agora só espero ansiosamente que ele adapte também as suas próprias estórias coomo o rapaz Ostra ao cinema, seja em animação ou não.
Fica bem Nunão!!

1:43 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home