Sunday, December 18, 2005

Review |> King Kong

Desculpem o facto de , e espero somente desta vez , nao por mais iamgens do filme que tenciono comentar ( e porque o meu computer esta cada vez mais lento e tambem nao me estou para chatear com a organizacao das imagens ! ) . Dito isto , vamos entao ao que interessa : " King Kong " , de Peter Jackson ( The Lord Of The Rings Trilogy ) . Quem ja viu o original " King Kong " , de 1933 , nao fique a espera de grandes inovacoes na historia . O macaco esta la , os seus vizinhos tambem , assim como um grupo de humanos que mais nao tinha que fazer do que seguir o senhor Jack " Tenacious D. " Black ( The School Of Rock ) na sua missao : realizar , pela primeira vez na sua vida , um grande filme . Depois de uma introducao de 60 minutos ( sim , leram bem , 60 MINUTOS ) o filme arranca com a partida de Nova Iorque dos humanitos ( desculpem la a falta de outra expressao , mas comparados com aquilo que vao encontrar os humanos sao mesmo uns humanitos ! ) ate uma ilha que muitos acreditam nao existir . Uma vez la chegados , e surpreendidos pelo facto de afinal o enorme pedaco de terra ter habitantes , a missao passa a ser salvar a propria vida em vez de filmar um filme ( se bem que uma das personagens parece nunca querer desistir da ideia ! ) . A suposta grande estrela do filme , a inexperiente Ann Darrow , personagem a cabo de Naomi Watts ( 21 Grams , The Ring ) e oferecida a Kong que , e segundo deduzimos , a deveria matar , mas prefere poupar a vida da jovem . Os restantes membros da tripulacao do Venture , decidem entao resgatar a dama em perigo , principalmente o argumentista do filme que a personagem de Jack Black tenciona filmar , de seu nome Jack Driscoll ( Adrien Brody , The Pianist ) . Entrando nas profundezas da selva descobrem que um gorila gigante chamado Kong e talvez a " menor " das suas preocupacoes . Desde gigantescos brontossauros a mortiferos tiranossauros , ate uns impressionantes insectos e outras formas de vida , um a um , morrem os tripulantes do navio . Enquanto isso , Ann tenta escapar das " garras " de Kong , mas imediatamente se apercebe , que se : nao o podes vencer , junta-te a ele . Principalmente depois de encontrar um trio de manhosos tiranossauros . Depois desta aventura , os lacos de amizade entre o macaco e a humana , aparentemente impossiveis de existir , surgem . Como tudo o que e bom , dura pouco , Ann e resgatada por Driscoll , numa accao que nao so ira enervar o ja " stressado " Kong e o ira levar ate o principal vilao do filme ( ja estao a ver quem e ? ) que depois o leva para outra selva de seu nome : New York City .
Nao conto mais pormenores da historia porque acho que todos ja sabem o que acontece depois . Nao inovando ( excepccao aos efeitos especiais e claro ) nenhum aspecto da historia original , Peter Jackson da-nos mais uma vez uma mostra da sua capacidade de gerir grandes producoes . E este filme e verdadeiramente grande : desde a duracao de 3 horas e 7 minutos , ate aos efeitos especiais , este King Kong , pelo menos a nivel de espectaculo , marca a nossa memoria ( se tal existe ! ) . Existem contudo alguns pontos fracos . Algumas personagens , como por exemplo a de Jamie Bell ( Billy Elliot ) , nao sendo totalmente dispensaveis , poderiam ter tido mais tempo de antena , ou entao a sua historia poderia ter sido muito melhor contada . Adrien Brody passa de escritor engravatado e sonhador a heroi de accao , a la Indiana Jones . E de vez em quando , tudo parece querer facilitar a vida dos protagonistas . Mas mesmo com estes defeitos , o filme salva-se . Naomi Watts e Jack Black tem bons desempenhos , assim como Colin Hanks ( Orange County e filho de Tom Hanks ! ) . A primeira consegue convencer-nos que , aquilo pelo qual a sua personagem esta a passar e muito mais do que esperava e que , um ser , aparentemente bestial , pode ser na realidade um verdadeiro amigo . O segundo , nao sendo propriamente um vilao , tambem nao se safa totalmente do rotulo . A ambicao de desmedida de Denham chega mesmo a levar a morte ate aos seus companheiros de filmagem . Colin Hanks e como se fosse um coro grego . A sua personagem esta constantemente a avisar Denham das consequencias da sua ambicao . Andy Serkis ( Gollum , remember ! ) teve aqui um grande desafio , mas conseguiu superalo de forma muito mais que satisfatoria . O "seu" Kong e mais expressivo que muitos humanos da historia e consegue conquistar a nossa simpatia . O grande motor da historia nao e mais do que a amizade de dois seres que sempre , de uma certa forma , estiveram sozinhos no Mundo , sem qualquer especie de amigo ou outra forma de companhia . Mas o outro motor do filme e claro , a sua espectacularidade . Este filme conseguiu ser tudo aquilo que " Godzilla " ( Roland Emerich ) nao conseguiu ser . Efeitos especiais que ajudam a contar a historia e nao ofusca-la . O delirio visual deste filme ( a cargo da empresa Weta ( The Lord Of The Rings Trilogy ) ) e simplesmente espectacular , sendo de destacar a luta de Kong com os T-Rexes e as cenas passadas em Nova Iorque , sendo a escalada ao topo do Empire State Building , a cereja no topo do bolo . Peter Jackson tem uma realizacao segura e a sua camara ( mesmo quando e " computorizada ! ) transporta-nos verdadeiramente para Skull Island e para Nova Iorque dos Anos 30 . A banda sonora a cargo de ( mas alguns sites dizem que e de James Newton Howard ) Howard Shore ( T.L.R , The Cell ) e um dos pratos fortes do filme , assim como e a fotografia , a cargo de Andrew Lesnie . O design de producao tambem tem nota positiva .
Mesmo nao sendo o grande filme do ano ( uhm , Star Wars !! ) , este " King Kong " , nao desilude as pessoas que estao a espera de ver aquilo o que tem de melhor : cinema de escapismo , mas com mensagem !
King Kong : de Peter Jackson , com Naomi Watts , Jack Black , Adrien Brody , Andy Serkis , Jamie Bell , 2005 Universal Pictures , 0 a 10 : 7

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home