Thursday, September 22, 2005

Orgulhosamente sos !

Mais uma vez , Portugal voltou a dar provas daquilo que realmente e : um pais provinciano e atrasado , literalmente em todos os sentidos , na cauda da Europa . O regresso triunfal de Fatima Felgueiras a Felgueiras mostrou.nos mais uma vez que , uma coisa e a imagem que queremos transmitir para o estrangeiro ( e que nos foi implorada durante o Euro 2004 ) e outra coisa , totalmente diferente , e a verdadeira imagem de Portugal . Um pais em que politicos corruptos podem voltar a ocupar o seu cargo , mesmo depois de se terem ausentado por suspeitas de corrupcao . O grande problema e que o " caso Felgueiras " alastra.se a outras regioes do pais , em que , usando metodos diferentes , os autarcas jogam baixo para continuarem a ocupar o cargo que para muitos parece ser vitalicio . E engracado pensarmos que durante o Euro 2004 a imagem de Portugal no Mundo era extremamente positiva e parece que nos esquecemos que mesmo sem darmos conta , continuamos na boca do Mundo , mas por mas razoes . Ha meses atras os incendios eram a nossa imagem de marca , chegando um jornalista alemao ao ponto de dizer que aquilo mais parece uma novela e que Portugal tem dinheiro para gastar em estadios megalomanos , mas nao tem dinheiro para adquirir meios de proteccao florestal decentes ( alguem disse " terceiro mundo " ? ) . A verdade e que , por mais que nos tentemos aproximar dos outros paises , pelo menos aqueles que ja faziam parte da U. E. antes do ultimo alargamento , continuamos tristemente sos . Estamos completamente isolados , so tendo como opcao a emigracao ou entao , um golpe de Estado ( e confiar num santo qualquer , para que esse golpe de estado tambem nao descambe ! ) Os autarcas portugueses podiam dar , e essa passaria a ser a nossa grande exportacao , cursos de como sair impune de casos de corrupcao de que sao acusados . Pessoalmente vivo numa area governada por um Presidente da Junta capacho do presidente da Camara de Alenquer , que fez " um grande servico publico " digno de um socialista : privatizou as aguas do concelho , sendo dois dos socios da empresa a sua mulher e filho mais velho . Nao muito longe daqui , em Vila Franca de Xira , um ex parque livre de estacionamento , foi ja ha algum tempo transformado num parque privado , propriedade da Uniao Desportiva de Vila Franca , cujo director e o filho da Presidente da Camara . Presidente da Camara essa , que com o objectivo de encher " supostamente " os bolsos da camara , prepara.se para vender terrenos protegidos a empresas imobiliarias . Caso para dizer : corrupcao so nos olhos de quem a ve , visto que tanto o Presidente da Camara de Alenquer como a Presidente da Camara de Vila Franca , fazem parte do P.S que de certeza que contra eles nao organizara uma autentica campanha de caca as bruxas , como tem vindo a fazer no Norte do Pais . Coisas do Terceiro Mundo ?????
P.S : a fotografia foi tirada no Parque das Nacoes , por muitos considerado o cartao postal do "desenvolvimento portugues " . Para quem ca vive , deixo esta pergunta : Desenvolvimento ? Precisamos de comprar oculos ?

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Acabei de visitar o teu blog e para além de ter amado a componente estética,acho que o que de mais interessante nele há, são os teus comentários à situação degradante do país em que o povo rejubila no retorno de ladrões traidores que se escondem por detrás da máscara da simpatia.
Não concordo, contudo, quando dizes que somos um país do Terceiro Mundo porque, na verdade, não somos muito diferentes do povo americano,dono do mundo, que após ter sido triunfalmente enganado pelo Mr.Bush,(cuja verdadeira identidade se esconde por detrás dos arbustos da White House,como o seu próprio nome indica)o volta a eleger orgulhosamente.
Sugiro que elabores um comentário acutilante,como sempre, ao 'incidente' 9/11 para que eu também o possa comentar.
E realmente, estamos "Orgulhosamente Sós" desde o tempo da ditadura salazarista, tempo esse que indevidamente se prolongou até aos dias de hoje.
É tempo de Portugal acordar!

2:51 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home