Wednesday, November 16, 2005

It.s Christmas time .......


O Natal parece ter chegado mais cedo este ano . Para onde quer que nos viremos , so encontramos promocoes de Natal , brinquedos a precos de feira , entre outras coisas . Chegamos assim a altura mais consumista do ano . E no Natal em que a maioria das familias portuguesas se endividam . Pelo menos os que ainda podem endividar-se , porque outros ha que nada tem neste Natal , assim como nao tiveram em Natais anteriores . Os indices de pobreza no nosso pais tem vindo a aumentar . Ha muitos que infelizmente , comecam a fazer da rua , a sua nova casa . Outros ha , que se escondem por detras de uma fachada , tao bem practicada por todos nos portugueses . As grandes superficies ja comecam a ficar cheias de compradores avidos dos precos mais baixos . Este ano , numa coisa tem sido diferente : nada de deixar a compra dos presentes para o fim . Ha que evitar as filas sem fim e a pouca paciencia de muitos funcionarios das grandes superficies , que nao suportam muita gente ( temos pena , mas e assim o Ze People ! ) . Numa coisa este Natal , nao sera diferente : a nossa economia vai de mal a pior ! Depois de muito alarido acerca de possiveis sinais de retoma , foi ontem anunciado pelo Banco de Portugal que a economia afinal so vai crescer : 0,3 % ( acho que quer dizer practicamente nada , mas pronto .... ) . A economia doente , ira fazer muitos portugueses apertar ainda mais o cinto ( algo que temos vindo a fazer desde de 2002 ! ) . O grande problema e que sao sempres os mesmos a apertar os cintos ! O presidente do Banco de Portugal ganha mais de 10.000 euros por mes , e nunca se ouviu o senhor dizer que vai abdicar de tao alto salario , para mais dinheiro ficar nos cofres do Estado ( ele nem e portugues , nem nada ... ) . Acima de tudo vejo o Natal ( uma quadra da qual ja fui mais adepto ) como uma altura de extremos : os que nada tem , com pouco ou nada continuam . Os que tem muito , com ainda mais ficarao . E aquela epoca em somos interpelados a ajudar , mas em tempos dificeis e cada vez mais dificil ajudar o proximo . E a altura em que se desperdica comida , para depois dizer-se que a vida esta cara e a comida e o bem essencial mais caro . E a altura em que as festas do chamado " jet7 " chegam a um ponto de ridicularidade quase pornografica . E a altura em que os hospitais recebem um programa de televisao , tao ou mais velho que muitos doentes . E a altura em que membros do povo que nada tem , pegam neles e vao para o Brasil , Cuba , Venezuela e ate mesmo , destinos tao caros , como Londres ou Paris ( porque mesmo com confrontos , Paris sempre sera Paris ! ) . E a altura em que "yours truly " fica com tanta vontade de bazar daqui para fora , que prefere ficar sentado a ver televisao em vez de se atirar de uma penhasco ! Para acabar , alerto para a imagem que acompanha este comentario : ate o Carregado ja se prepara para o Natal . Pelo menos o Campera !

2 Comments:

Blogger Princess Aurora said...

Vamos todos alegrar-nos com a subida dos salarios minimos deste ano...é tão bom quando o nosso governo se lembra de nós, ainda por cima numa época tão bonita como esta...o Natal. é que esta altura é a ideal para recebermos mais uns eurinhos para comprarmos uma prendinha...ou não, porque o aumento não chega nem para comprar uma boneca a pilhas nos chineses.Não fiquem tristes, e lembrem-se sempre portugueses, este foi o governo que escolhemos, esta é a situação que os ultimos governos ( que nós elegemos)nos proporcionou..
Fica bem Nunão na nossa tão linda nação.

3:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

zoom23.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading zoom23.blogspot.com every day.
same day loans
bad credit loans

9:47 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home