Sunday, June 01, 2008

A olhar para o boneco .


Devo dizer que pouco ou nada me surpreende quando o assunto é Portugal . Mas aquilo que se passou hoje ( e em certa parte , aquilo que teve lugar ontem ) deixou-me de boca aberta . Não é que os três canais generalistas decidiram dedicar grande parte da sua programação à partida da selecção nacional de futebol para a Suíça , um dos países organizadores do Euro 2008 ? De um momento para outro , esqueceram-se as rivalidades e decidiram os três apostar no mesmo , para que fossem garantidos elevados índices de audiência . O Zé Povinho , esse que continua a fingir ser patriota quando valores ainda mais altos do que o futebol se levantam , e os portugueses pouco ou nada fazem , adorou a festa que lhe foi oferecida de graça ( por enquanto , porque até 2012 todos nós teremos que nos habituar à ideia de que teremos que pagar para ver televisão devido às regras da televisão digital ) . Desde demonstrações públicas de afecto para com os jogadores , bailaricos e até , escoltas organizadas por motards , porque como todos nós sabemos : o preço do petróleo está a baixar ( as if ! ) , eis que Portugal mergulha mais uma vez na euforia que só o futebol parece conseguir gerir . Duvido que alguém mais importante do que qualquer um dos jogadores de futebol receberia tamanha demonstração de apoio , embora Vanessa Fernandes continue a ganhar a novos fãs por onde quer que passe . Mas o que fazer quando o País está mergulhado numa euforia futebolística , é uma pergunta que pessoas como eu devem estar fartas de fazer a si mesmas , tendo em conta que até mesmo a televisão não ajudará a resolver o problema - no ano do Mundial , o telejornal da Sic passou 1 hora e meia a falar do feito do guarda redes Ricardo . Acabo de olhar para o televisor e eis que até o canal do Estado , que deveria ser um pouco mais contido quando o assunto é futebol , pois deve passar uma imagem mais sóbria e culta , acaba por ceder ao poder do lobby do desporto dos 11 homens atrás de uma bola . Portugal é assim : passamos dois anos a reclamar , a dizer que este país não presta e que o melhor é emigrar , mas quando se trata de futebol : o país é o melhor do Mundo , porque alguns dos jogadores são reconhecidos internacionalmente . Eis que me pergunto : se os melhores jogadores do Mundo fizerem uma bela de uma porcaria , o que acontecerá ao orgulho nacional ? Pensará noutras coisas ou ficará a olhar para o boneco , que é o que eu estou a fazer agora , tendo em conta que todos os adeptos parecem aqueles bonecos cujo vocabulário consiste simplesmente em duas frases e em abanar os braços .

1 Comments:

Blogger PEDRO AMORIM said...

CONCORDO EM TUDO.
ESTE PAÍS PLANTADO Á BEIRA MÁR COM GRAVES PROBLEMAS PARA RESOLVER DEVIA CONCENTÁR AS SUAS JÁ POUCAS ENERGIAS EM ÁLGO DE PRODUTIVO PARA O BEM COMUM.
MAS CLARO O FUTEBOL DÁ ALEGRIAS AO POVÃO E JÁ QUE NÃO TEMOS PRACTICAMENTE MAIS NADA VÍSIVEL A CURTO PRAZO AS PESSOAS VÃO NA ONDA.

PREFERIA TER UMA SELEÇÃO MEDIANA E UM PAÍS PUGANTE E ASSIM EM VEZ DE ESTAREM OS 10.000 EMIGRANTES HORAS E HORAS Á ESPERA A QUANDO DOS JOGOS TERIAMOS AOS 20.000 NAS BANCADAS VINDOS DE PORTUGÁL EM PASSEIO PÊLA SUIÇA.

4:50 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home