Sunday, September 04, 2005

Por la ......


Por Londres a comer bacalhau
A dificil aventura do Tugga , um restaurante portugues de luxo na capital britanica

A comida de Londres esta hoje tao longe do tradicional "fish and chips " e do "stew" como um diamante lapidado da sua versao em bruto . A capital britanica tornou.se a meca da gastronomia mundial . Nos ultimos anos , os guias gastronomicos , ja habituados a experiencias dos mais variados cantos do Mundo , como e natural numa capital cosmopolita , engordaram em paginas , a medida do numero explosivo de restaurantes que foram abrindo nas ruas londrinas.
Fusao oriental , mediterranico asiatica , italiano inventivo , carnivora tradicional , neo japones . Nenhum estilo parece estranho a Londres . Nem mesmo o " portugues moderno " que oferece o Tugga , o restaurante que quatro trintoes do Porto abriram em Maio deste ano , na King.s Road.
Tiago Freitas , Tiago Monteiro da Silva , Pedro Ramos , e Luis Moncao eram emigrantes em Londres , que trabalhavam na area financeira , quando decidiram atirar.se ao negocio do novo restaurante numa das zonas mais chiques da " cidade mais cosmopolita da Europa " , como diz Tiago Ferreira da Silva , que vive ha oito anos na capital britanica .
Lancaram alguns trunfos , daqueles que Portugal tem escondidos , como o cozinheiro Miguel Castro e Silva , ou o designer Miguel Cancio Martins e atiraram.se a aventura . De cabeca : abandonaram os seus anteriores e confortaveis empregos .
Abrir um restaurante "portugues moderno" em Londres nao e tarefa facil . Como diz Pedro Ramos , "os ingleses conhecem a comida portuguesado frango assado e do bacalhau . E muito complicaod agradar a comunidade gastronomica londrina".
Para perceber ao ponto que isso e verdade , basta ler as criticas da semana passada no "Times" e no "Observer" , dois dos jornais britanicos mais respeitados . Gill , o critico do "Times" , escreveu um texto demolidor . Para o Tugga , mas tambem para Portugal , a quem chama " um pais tao esquecivel que ninguem se preocupa em encontrar uma alcunha para ele " . Afirma tambem que " ha uma teoria que diz que Portugal so teve um imperio porque estava desesperado para ter sexo". E quanto a comida portuguesa , so vale a pena para quem " recorda a barba da bisavo ou a esfregona da mae ". A unica coisa que interessa na gastronomia portuguesa , " bastante horrorosa " em geral , sao os " pasteis de nata ".
Para Gill , Portugal vive o drama "deprimente de ser o parceiro esquecivel a par com Espanha ". Ja Jay Rayner , do "Observer ", diz que " detestou a comida horrorosa do Tugga " , por ser um compromisso entre o "armado ao pingarelho e a "comida camponesa". Nao e porque os camponeses decidiram fazer orelha de porco em vinagreta que a torna uma invencao gastronomica ".
" Normalmente as criticas do Times tem efeito na frequencia , mas nao foi o caso ", desvaloriza Pedro Ramos . Talvez porque a afluencia do bairro , as " meninas de Chelsea ", de mini saias e cabelos bem tratados , nao liguem a essas criticas . "Aqui vive uma grande comunidade para a qual nao ha tempos de crise " , diz Pedro . Tambem dao uma ajudinha a boa imagem do Tugga os jogadores portugueses do Chelsea , Jose Mourinho , ou mesmo Cristiano Ronaldo , quando passa por Londres.
Mas a fama do Tugga solidificou.se tambem em bons alicerces . Teve excelentes criticas iniciais , nomeadamente de a de Fiona Sims , que adorou a escolha dos vinhos e "os assados portugueses". A revista " Time Out " recomendou " o novo portugues " como uma das escolhas da semana , o que abriu as portas a fama .
A ementa e constituida por " petiscos " ou, como explica o menus , " portuguese tapas " > as " tapas " estao na moda em Londres e o Tugga queria cavalgar a ocasiao .
O resto e um menu luso>internacional , onde se sugere bacalhau com migas de tomate e couve , e tambem "confit" de pato com batatas " parmentier ". Mas vai mudar , em Seteembro , segundo as regras da culinaria londrina .
Artigo publicado na ultima edicao da revista "Unica" , vendida com o semanario : "Expresso ". da autoria de Catarina Carvalho

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home