Friday, September 02, 2005

Terceiro Mundo ? Where ?


Nao posso deixar de achar estranha a cobertura de alguns membros da comunicacao social portuguesa em relacao ao que se tem vindo a passar na cidade americana de New Orleans , depois da passagem do tufao Katrina . A maioria ( incluindo um jornalista portugues que trabalha para a CBS ) , chega ao ponto de afirmar , como se la estivesse , que a situacao actual vivida em New Orleans e tipica de a de um pais do terceiro mundo . Ora aqui e que as coisas descambam um pouco . Na minha opiniao o termo Terceiro Mundo , nao so esta desajustado nos tempos em que vivemos , como tambem e utilizado para caracterizar certos paises que de " Terceiro Mundo " , teem muito pouco . E se o tem muito , tambem nao sao os unicos . Temos que admitir que a maioria dos paises do continente africano nao atingiu ainda o progresso economico e social assim como outros paises , principalmente na America Latina . Contudo estes paises nao sao os unicos a quem nos deviamos referir quando usamos erradamente o termo " Terceiro Mundo " . O que e o Terceiro Mundo ?? Um mundo que ainda nao conseguiu atingir o progresso economico dos seus pares ?? Ora se essa for a resposta tenho que dizer que na Europa tambem podemos encontrar paises do Terceiro Mundo , nao me referindo somente aos paises da Europa do Leste. Podemos ter presenciado , atraves da televisao , imagens de completo caos nos Estados Unidos , mas tambem nao nos podemos esquecer das imagens que assombraram a comunicacao social deste pais ate pelo menos duas semanas atras . Porque se nos referimos a paises como por exemplo , Brasil , como sendo paises do Terceiro Mundo , temos que nos questionar : tambem nao sera Terceiro mundista confiar nos baixos salarios dos trabalhadores para conseguir atrair investimento externos descurando a sua profissionalizacao ?? Nao sera Terceiro mundista , morrerem mais de 2000 pessoas por ano nas estradas portuguesas ( acho que os censos nos tem aldrabado a todos , muito dificilmente somos 10 milhoes , at least I think ... ) . Nao sera Terceiro mundista , pessoas num pais que se considera europeu esperarem mais de 6 meses por uma operacao ( ou ate mesmo mais tempo ! ) ? Nao sera Terceiro mundista ter um sistema de transportes na cidade capital , cuja a dimensao fica muito aquem dos paises do Terceiro mundo , muito , mas mesmo muito mau ? Por ultimo nao sera Terceiro mundista , apresentar.se bem e por dento nao ter nada para oferecer ( a nao ser a mesma coisa , ano apos ano .... ) ? Os Estados Unidos estao a pagar pela sua arrogancia tendo que pedir ajuda a paises menos desenvolvidos . Mas caso nao esteja em erro , a Hungria e um pais ainda menos desenvolvido que Portugal ( nao por muito tempo ! ) que enviou ajuda a um pais " Primeiro mundista " , chamado Portugal quando este se via a bracos com uma desgraca chamada incendios , cuja solucao parece nao querer ser arranjada , devido a interesses de particulares e a uma justica lenta ?? Coisa do Terceiro Mundo ??
P.S : lamento informar mas o novo programan da TVI ja fez a sua primeira vitima ( tenho que a certeza que sao mais , mas pronto ) ! O programa denominado : 1 Companhia , ja conquistou o cidadao Joao "Gozma" Diniz , levando.o a tomar um comportamenro erratico e a escrever palavras que sao dispensaveis , nomeadamente : negro ! Para alem disso , e mais uma prova que ate os jovens portgueses parecem importar.se mais com futebol do que com algo mais importante , Joao " Conferencia de Bandung " Diniz , deixou uma mensagem com o nome do novo reforco do Benfica ! Uma informacao que nos ira salvar a todos num futuro proximo !

1 Comments:

Blogger Princess Aurora said...

Percebo que a comunicação social queira chamar-nos à tenção face à devastadora situação pela qual New Orleans está a passar, daí o facto de apelidar os EUA de 3º mundo...só numa de acordar o povo americano para o facto do seu governo estar tão ocupado a criar estratégias de ocupação territoriais, novas regras para poderem adquirir novas e ainda mais potentes armas massivas e claro está, arranjar uma maneira de sugar todo o petróleo possível no mínimo espaço de tempo de modo a engradecer ainda nmais o seu poder económico sobre os outros países.
Daí o termo 3º mundo, as imagens falam por si, são exactamente iguais áquelas que vemos todos os dias nos países de África mas só que aqui as crianças não se encontram subnutridas e o choque consegue ser mesmo assim menor...é terrível mas é verdade.

Os jornalistas fazem-no para mostrar a sua indignação, na esperança de que as suas notícias vão ao encontro dos olhos do Bush( é sempre ele o visado) e fazê-lo pôr a mão na consciência e entender que a sua loucura política já não atinge só os países árabes, agora são os seus conterrâneos os que sofrem porque a sua administração tem mais em que pensar...

Golpe de face??É o que parece, a Natureza tem dessas coisas e quando ela assim o quer, não há arma ou tratado de guerra( e nunca de paz)que a consiga abrandar ou minimizar.
No fim de contas Portugal e EUA não são assim tão diferentes, aqui esquece-se a barreira da língua, do conhecimento e planeamento, os senhores do mundo não estavam preparados para um terror deste tamanho pois o único terror com o qual se preocupam é aquele que eles próprios provocam.
A grandiosidade do Homem é um mito, um mito alimentado pelos grandes.

1:04 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home