Saturday, March 11, 2006

O Estado da Televisao


Legenda : John Steed e Emma Peel admiram esse grande mutante ( no mau sentido ) que e a televisao portuguesa;
Faz amanha uma semana , se nao estou em erro , que a TVI , canal lider de audiencias em Portugal , lancou o seu mais recente "reality show"- Novos Aventureiros . Esta semana , presenciamos tambem , a estreia de mais uma produca nacional , de seu nome : " Fala-me de Amor " . A Tvi continua a apostar na producao nacional , esta visto , mas o que Portugal precisao na e necessariamente um maior numero de novelas , mas sim um maior numero de produtos NACIONAIS de qualidade . Ainda teremos que esperar mais algum tempo para confirmar se a nova novela da Tvi merece tanto "hype" . A Tvi e o canal nacional com maior indice de audiencia , mas se prestarmos atencao a sua programacao , vemos que mais nao e que um canal que mude a ordem dos programas como quem muda um par de peugas . Desde telejornais que duram apenas 10 minutos a especiais de novelas com duracao de mais de 2 horas , tudo vale para a Tvi nao perder o seu lugar no podio . E quanto aos outros canais ? A situacao tambem nao e muito animadora . A Sic continua a procura de novas formas para subir as audiencias . O seu novo director de programas , Francisco Penim , de quem se esperava uma autentica revolucao a nivel da programacao do terceiro canal , deu varios tiros no escuro que , ao parecer , mais nao foram que projectos falhados . Desde a serie 7 Vidas , protagonizada por esse "grande" actor - Jorge " O Crime do Padre Amaro " Corrula , a serie nao tem ponta por onde se lhe pegue . O pior que pode acontecer a uma serie que se diz ser comedia e nao ter piada nenhuma . Os actores la vao tentando , mas infelizmemente aquilo corre de mal a pior . Safam-se alguns momentos protagonizados pelos actores secundarios , nomeadamente : Teresa Guilherme , que nao tendo grandes experiencia nessas lides , ate nao se safa nada mal. O concurso que a Sic esperava vir a rivalizar com os concursos da Rtp , apresentado por Rui Unas , tambem foi mais um tiro no escuro , tendo sido vitima do "sindrome TvI" - mudanca de horario constante . Parce que os unicos motivos de orgulho da Sic sao simplesmente a novela " Alma Gemea" , series que tal como 7 Vidas nao tem piada nenguma - Malucos do Riso , Mare Alta e programas de qualidade duvidosa - Levanta-te e Ri e um novo , cujo nome nao me recordo , a ser apresentado por Bruno Nogueira . Nem mesmo a mudanca de cenario do telejornal da noite ajudou a Sic a subir nas audiencias - um bocadinho mais de "naturalidade" sera preciso ?
Quanto a Rtp , continua a apostar em formulas gastas como a manutencao do Festival da Cancao , que acredito ter sido apenas visto por reformados e outros . Para que continuar a insistir numa formula gasta ? Portugal , nem mesmo daqui a 20 anos , ganhara o Festival Eurovisao da Cancao . Depois surgem esses grandes contributos a formacao profissional nacional , que sao os jogos de futebol . Nao e que os jogos de futebol devessem ser transmitidos apenas por canais a cabo ( muito pelo contrario ) simplesmente , organizar , como ja tem vindo a ser o cado , uma programacao inteira , a volta de um jogo de futebol , parece um bocadinho exagerado e ridiculo . Valha-nos o Canal2 ( ou 2: ) como quiserem que continua a apostar em programas de qualidade , pondo de parte essa coisa que ja comeca a irritar , chamada - Guerra das Audiencias - guerra cujas vitimas , os portugueses , parecem gostar de estar no meio do conflito . Sim , o panorama ja esteve pior - BigBrother, Acorrentados , Bar da TV , Masterplan , iDOLOS , etc - todos esses foram programas dos quais nao reza historia , mas sinceramente - sera demais exigir uma melhor televisao ? ( e que a Tv Cabo ja comeca a ficar cara ! )
P.S : o cinema tambem ja conheceu melhores dias nas maos dos 3 canais generalistas . Embora surgam de vez em quando estreias a nivel nacional , continuamos a assistir aos mesmos filmes , vezes e vezes sem conta !

1 Comments:

Blogger Vanessa said...

Já se sabe como é a Televisão em Portugal! Por mim a TVI deixava de existir!

11:11 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home