Monday, April 17, 2006

Review |> Inside Man

" Inside Man " merece estar no podio dos melhores filmes estreados nesta primeira metade de 2006 . Porque ? Porque um filme que consegue abordar temas tao pertinentes como a corrupcao , a impunidade e abordando de uma forma um pouco mais leve esse tao pertinente tema que e o racismo , e ao mesmo tempo arranja maneiras de nos entreter , merece todos os louvores . Este filme de Spike Lee tem vindo a receber grandes elogios da critica porque mesmo sendo o seu filme mais comercial em anos , continua a ter a marca pessoal do realizador norte americano . Essa marca esta presente em todos os dialogos , na forma como as personagens interagem entre elas e a forma como interagem com a cidade de Nova Iorque - a cidade que nunca dorme .
Denzel Washington e o detective Keith Frasier , que ve cair-lhe naos maos um caso tanto ou quanto invulgar : um assalto a um banco que terminou na detencao de varios refens . Cabera a Frazier dialogar com o chefe do grupo de assaltantes liderado por Dalton Russell ( Clive Owen ) . Pelo caminho ainda tera tempo para travar conhecimento com Madeline White ( Jodie Foster ) , cujos verdadeiros objectivos e metodos para os alcancar nao sao claramente delineados .
Quem esta a espera de ver um filme de accao , pode bem tirar "o cavalinho da chuva " . " Inside Man " como que nos lembra dos grandes classicos policiais do cinema norte americano , mas consegue , a meu ver , supera-los . Com uma Nova Iorque pos -11 de Setembro como pano de fundo , Lee mostra-nos de uma forma subtil mas nunca "fraca" o que e viver numa cidade como Nova Iorque . Uma cidade cosmopolita onde pessoas de todos os cantos do Mundo se cruzam , trocam experiencias , matam , roubam , amam , etc. A forma como as personagens deste filme interagem da-nos uma impressao extremamente real daquilo que o tao chamado "choque de culturas " . Os dialogos sao o verdadeiro "bombom" deste filme . Notamos em cada um , o dedo de Lee . Para dar veracidade a tais falas , o realizador rodeou-se de um grupo notavel de actores , onde ate os secundarios tem espaco para brilhar . Willem Dafoe ( SpiderMan ) mesmo num registo mais contido do que em filmes anteriores , desempenha o seu papel com conviccao , assim como todos os outros secundarios , destacando-se Christopher Plummer , como o dono do banco assaltado - consegue atraves da sua expressao facial , transmitir-nos tudo aquilo que imaginamos estar a passar a sua personagem . Mas cabe ao trio principal composto por - Washington , Foster e Owen - " roubar o filme " . Denzel Washington tem aqui um dos seus melhores desempenhos . A partir do momento que o vemos no grande ecra , estabelecemos uma relacao de simpatia com a sua personagem , que e practicamente os nossos olhos durante quase todo o filme ( embora nem sempre veja as coisas como as deveria ver ! ) . Clive Owen enfrentou aqui um grande desafio pois a sua personagem passa uma grande parte do filme com o rosto coberto e , tal como Hugo Weaving em " V for Vendetta " , tinha que conseguir transmitir quease todas as emocoes da sua personagem que pode ou nao , ser o mau da fita ( vao ver para descobrir ! ) . Por ultimo temos Jodie Foster , longe do registo na qual a temos visto em dois dos seus filmes mais recentes - Panic Room ( David Fyncher , 2002- FlightPlan- 2005 ) . A sua personagem e , do trio protagonista , a que menos tempo de antena possui , mas e essencial para o desenvolvimento da trama . Ms Foster desempenha na perfeicao o papel de uma mulher ambiciosa capaz de tudo para atingir todos os seus objectivos , sem nunca sujar as maos - simplesmente genial .
A musica a cargo de Terence Blanchard e outro ponto a destacar - no incio estranha-se e depois entranha-se , pois passa a ser parte fundamental do filme . A direccao de fotografia , a cargo de Matthew Libatique tambem merece referencia por confere ao filme uma maior dimensao de realismo . Por outro lado , o filme tem alguns pontos negativos - alguns pontos da historia podiam estar muito mais desenvolvidos , da mesma forma que outros foram densamente explorados , sem nunca deitar tudo a perder . Embora nao seja um filme de accao , o filme podia ter um bocadinho mais de ritmo , embora nunca em doses industriais . Mais tais "nodoas" sao apenas um ponto negativo num universo de cerca de de 2:09 de duracao . Spike Lee conseguiu criar um instrumento de divertimento , que nos faz pensar - quem controla verdadeiramente o poder e ate que ponto conhecemos tal pessoa que o controla . Congratulations
Pontos positivos : a fotografia , a banda sonora , os desempenhos , a realizacao , alguns cenarios , Nova Iorque ;
Pontos negativos : a longa duracao ( 2:09 ) para um filme deste genero e alguns pontos "mal cosidos " ;
InsideMan : de Spike Lee , com Denzel Washington , Clive Owen , Jodie Foster , Christopher Plummer , Willem Dafoe , Universal Pictures 2006 , 0 a 10 : 7.5

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home