Tuesday, April 13, 2010

And that´s how...


Lisboa foi considerada o Destino Europeu do Ano. Vários foram os critérios que levaram um grupo respeitado de entidades a considerar a capital portuguesa , uma cidade mais interessante que Londres , Paris e a vizinha Madrid , entre outras. A cidade começa assim a afirmar-se como um importante centro urbano à escala europeia , mesmo com todas aquelas velhas histórias de ter que se pôr em bicos de pés para chamar a atenção da comunidade internacional. Até aqui tudo bem. No entanto , ao ouvir a opinião que muitas pessoas têm de Lisboa , opinião essa , de pessoas que andam pela cidade todos os dias , não posso deixar de pensar que nós acabamos por tomá-la ( a cidade , não a opinião ) como garantida. Quero com isto dizer que passamos o ano inteiro a apontar defeitos : que a cidade é porca , que não existe civismo , que os transportes não prestam , que os prédios estão velhos , etc. Mas quando aparece alguém a dizer que a cidade até têm aspectos muito positivos , eis que todos nós nos enchemos de orgulho e dizemos que adoramos a cidade . Cidade essa que muitas vezes , quando se encontra em todo o seu esplendor , está ás moscas , vendo-se apenas passar pelas suas ruas , meia dúzia de gatos pingados ( talvez do calor ) alguns turistas . Quero com isto dizer que mais uma vez , deixamo-nos influenciar pela opinião que o exterior tem de nós .Não interessa que nós , nacionais , não consigamos apreciar tudo aquilo que Lisboa tem para oferecer, pois se um alemão disser que vale a pena ir a pé desde o Rossio até ao Castelo de São Jorge , muitos que nunca fizeram o percurso , dirão exactamente o mesmo. A actual situação financeira grega veio mostrar mais uma vez que somos obcecados pelas aparências . Não convém sermos postos na mesma saca que a Grécia , que à anos atras crescia mais que nós , mas que agora anda pelas ruas da amargura . Para finalizar este post um pouco....disgrointed , volto a escrever algo que já aqui escrevi antes : sei de onde venho , mas não sei para onde vou .

Hasta Quando ?


Hoje tive mais uma discussão com a minha mãe . Muitos dirão que discutimos com os nossos pais porque eles recusam-se a ver o Mundo à nossa maneira ( mas nunca com aquela parva música dos Xutos e Pontapés como pano de fundo ) . Outros dirão que os mais velhos , deixaram de ser, metaforicamente , trapos ,e passaram a sê-lo na realidade e como dizia o Miguel Falabella , numa famosa série de televisão : " quem gosta de velho , é encosto ! " . No entanto , o que mais me atormenta´não é o facto da minha mãe não querer entender que o Mundo , mudou , muito antes da tomada de posse do actual presidente americano. O que mais me atormenta é ver o estado psicológico de uma pessoa com quem ( ainda ) tenho a relação mais próxima que já tive ao longo da minha curta vida , degradar-se lentamente . Quanto mais fracas as forças , mais fortes as insistências , os dramas , os lamentos e até mesmo as frustrações . Sei que como eu há muitos que se vêem actualmente numa situação semelhante , mas acho que todos nós concordamos que muitas vezes , e embora sejam precisas duas ( ou mais ) pessoas para haver uma discussão , de vez em quando o mais velho apenas insiste em mantê-la por simplesmente se ter tornado novamente numa criança , que tenta arranjar forças , para se fazer adulta.

Monday, April 12, 2010

As The World Turns ...


E eis que o bom filho , a casa torna ( mas se o conhecerem , digam-lhe que já chegou tarde ) . Devo dizer que a minha ausência pode ser facilmente justificada : fui atacado por um vírus . Um vírus que como que nos faz ver as coisas de outra forma , que nos leva a imaginar que estamos num filme americano com um actor sénior a ver o pôr do sol no meio de nenhures , um vírus que nos faz engordar uns quilinhos ( mas também não são assim tantos , e há quem diga que estou mais magro ) , um vício chamado preguiça . Mas também...sejamos sinceros , durante a minha ausência destas lides , muito pouco se passou aqui nesta santa terrinha , que será ainda mais santa e devota aquando da visita do Papa Que Veste , oops , Calça Prada. O primeiro ministro ainda é o mesmo. O maior partido da oposição tem um novo líder ( talvez algo tenha mesmo mudado ) e o Bloco de Esquerda continua contra tudo e contra todos . O CDS-PP virou o defensor dos fracos e oprimidos e o PCP .... , o PCP , continua , avante. O casamento gay foi aprovado no parlamento , e embora algumas vozes ( 5.000 ) se tenham levantado , a verdade é que a decisão foi tomada . Mais....ora vejamos......ah , os óscares ......bem , não vi a cerimónia deste ano mas sei que o filme The Hurt Locker , de Katherine Bigelow , foi o grande vencedor. The Hurt Locker venceu aquele que é o filme mais lucrativo de sempre , a orgia de efeitos especiais chamada Avatar , do Mr. Terminator , James Cameron. Sejamos sinceros : os óscares servem os filmes pequenos , pois são repostos nos cinemas e fazem mais uns tostões , porque Avatar podia ter ganho todos que tal facto apenas levaria mais gatos pingados a vê-lo : pata terem uma noção da grandeza dos números , só nos States o filme arrecadou 740 milhões de dólares . Adelante , como diz a Isabel Pantoja ..... ah , corrupção ... nada de novo , os mesmos andam nas bocas do mundo , os mesmo acabarão por rir-se ás gargalhadas dessas mesmas bocas . A Apple acaba de lançar o iPad ou como eu chamo : iPhone versão tablete de chocolate ( mas dos bons ) . Comprei um portátil .... comprei mais umas coisitas e ...por agora , apenas tenho isto para vos dizer , but ...tomorrow is a new day ( forma parva de evitar a famosa frase " I´ll be ....you know :) .