Sunday, April 30, 2006

PAIS !


Os pais sao uma instituicao que desde muito cedo estabelece as suas regras . Grande parte da nossa vida e passada a ouvi-los dizer o que devemos ou nao fazer , dizer , etc. Sao eles que nos guiam , que nos protegem , que nos chamam a atencao , que nos pagam as contas , que nos deixam ir ao cinema ou a discoteca ( ou proibem ! ) , que compram ( em alguns casos ) o primeiro carro e escolhem , de acordo com o seu gosto , a nossa roupa.
Mas eis que chega o dia em que temos que dizer "adeus" a tal instituicao e seguir o nosso proprio rumo . A partir do momento em que decidimos seguir com a nossa vida , os pais passam a ser uma especie de suporte psicologico . Claro que ha pais que nao aceitam a nossa retirada , de animo leve . Pais ha que nos protegem como que de uma redoma se tratasse , com medo que o nosso confronto com o mundo verdadeiro seja forte e feio . Mas tal "confronto" e mais uma etapa no nosso crescimento enquanto seres humanos .
E o mais engracado e que , mais cedo ou mais tarde , invertem-se os papeis : quando temos filhos , passamos a ser pais . Mas ao mesmo tempo que somos pais dos nossos filhos , tambem somos pais dos nossos pais , que no "esplendor" da sua velhice precisam do nosso apoio , pois voltaram a ser aquilo que nos fomos : bebes !

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home